Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50

Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50

Muitas pessoas tem nos perguntado sobre as diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S50. De maneira simples o que mudou foi a quantidade de enxofre presente no diesel, que passou de 50 partes por milhão (S-50) para 10 partes por milhão (S-10), o que reduz a quantidade de NOx, SOx e outros materiais particulados quando da sua queima. IMPORTANTE: a cor do S-10 é a mesma do S-50 (incolor a levemente amarelado, enquanto o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom) para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba.

Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes? O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?

Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.

Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:

Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.

Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções (abastecer em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento; manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc) a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.

Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior.

Fica aqui novamente a nossa dica: Antes de trocar e passar a utilizar os diesel S-50 e S-10, faça uma lavagem completa do tanque com sistema próprio para tal finalidade como o ULITEC, troque os filtros e limpe todo o sistema de injeção/combustível.

Cuide bem do combustível do seu veículo, abasteça em postos que possuem filtros desidratantes, que sejam de sua confiança e aproveite as vantagens do Diesel S-10.

Veja como proceder a lavagem de tanque clicando aqui, e não se esqueça de conferir também o post sobre os tipos de filtros que são utilizados nos postos clicando aqui.

Leia também:

17 ideias sobre “Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50

    • Olá Fulvio, você não falou que veículo você tem, nem o ano, mas de modo geral, se o combustível que você estiver usando for filtrado adequadamente no posto de serviço (Diesel S-10) e você utilizar o veículo diariamente é provável que o filtro dure mais sim, pois ele (S-10) é mais solvente. Quanto ao óleo do motor e seu filtro, a recomendação é que siga as instruções do fabricante do veículo e do óleo, fazendo a troca conforme a recomendação.

  1. boa noite tenho um veiculo iveco 2005 e uso o bs500, tem algum problema se usar o s10 ou s50 obrigado

    • Olá Marcio, não há problema em trocar para o S-10 ou S-50, a única coisa é que, antes de trocar você precisa proceder a uma lavagem do tanque do seu veículo e também a troca dos filtros, se você não fizer isso pode haver contaminação e entupimentos. Não se esqueça que a lavagem do tanque deve ser feita com equipamento próprio para essa finalidade, nunca use água ou sabão para fazer a lavagem.
      Observe que depois de trocar para o S-10 ou S-50 você não deverá voltar para o S-500, por isso verifique nos postos de sua região se já há uma boa oferta de S-10 ou S-50 antes de optar pela troca.

      Continue acompanhando nosso blog e veja os outros artigos que elaboramos sobre os cuidados com veículos a diesel.

  2. Adquiri uma camionete Hilux este ano (2013/2013) e desde o início utilizo díeses S-10, vou no próximo mês fazer uma viagem longa e, provavelmente pode ser que não encontre o Díesel S10 em todos os momentos, minha dúvida é se nesse caso encontrar Díesel S50, posso utilizá-lo normalmente, ou seja, em alguns momentos misturar S10 com S50?

    • Giuliano tente abastecer o máximo possível com S-10, visite os sites das distribuidoras e tente fazer uma rota permitindo que abasteça com S-10, mas se não for possível utilize S-50, sempre retornando ao S-10.

      Obrigado por participar!

  3. Ola, comprei um hr 2012/13 euro v, na concessionaria me disseram para usar o S-50, a pergunta é: eu posso usar o S-10 ? e o comum ?

    • Você pode escolher qualquer um dos combustíveis disponível, apenas indicamos que não fique trocando entre um e outro.

      Obrigado por participar!

    • Jayro, ele funcionará normalmente, mas recomendamos fazer a limpeza do tanque antes de trocar o combustível visto que pode haver acúmulo de borra no tanque e o S-10 pode dissolver essa borra e envia-la para o motor.

      Obrigado por participar!

  4. Olá, trabalho na agricultura e noto que o Biodiesel que utilizo forma uma gosma no fundo do reservatório ouvi falar que isso não ocorre com o S10 e tbm terei economia de combustível, tenho varias maquinas com variados anos de uso e noto que com menos de 100horas de trabalho o filtro esta parecendo podre com esse biodiesel será que com o s10 melhorarei essa questão?

    Obrigado;.

  5. TA COMPLICADO ACHAR POSTOS ,QUE VOCÊ CONHECE TEM MUITA MALANDRAGEM . NA MISTURA DE COMBUSTIVEL. E QUEM PAGA E O COSUMIDOR, A MUITA MISTURAS ,TRABALHO A 30 ANOS E O COMBUSTIVEL SEMPRE FOI O VILÃO NO SISTEMA ,. DE INJEÇAO DIESEL. NIGUEM TE DA GARANTIA DE COMBUSTIVEL.

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