Entenda o que muda com o Diesel S50 – O uso em caminhonetes e utilitários

Entenda o que muda com o Diesel S50: uso em caminhonetes

Nesta semana vamos esclarecer algumas outras dúvidas comuns dos proprietários de caminhonetes e utilitários sobre o Diesel S50, tema muito polêmico pela falta de informação de mecânicos e motoristas e que precisam ser esclarecidos.

Uso do Diesel S50 para caminhonetes e utilitários

Na tampa da minha caminhonete está escrito para não usar biodiesel, e agora?

Sim, os novos modelos da VW Amarok vem com um aviso para não utilizar biodiesel, mas este aviso se deve ao fato de algumas empresas/produtores rurais estarem produzindo biodiesel para consumo próprio, o chamado Biodiesel B100 (totalmente composto por esters vindos de óleo vegetal ou animal), que ainda não é aprovado para uso no Brasil (ele já é vendido comercialmente na Alemanha e não podemos esquecer que a VW que produz a Amarok é Alemã).

Isso significa que você pode abastecer tranquilamente a sua caminhonete nos postos brasileiros, pois o teor de ester (biodiesel) é de apenas 5% na mistura. Você só deve observar com atenção o ano de fabricação do veículo para verificar se deve abastecer com o Diesel S50 ou se pode abastecer com o Diesel S500.

Em breve iremos divulgar aqui os resultados preliminares de um estudo que vem sendo conduzido por pesquisadores da UFBA sobre o uso do biodiesel puro como combustível.

Com qual diesel eu devo abastecer minha caminhonete?

Se sua caminhonete é importada ou foi fabricada em 2012 você deverá abastecer com o Diesel S50, os motores da linha 2012 já estão adptados ao uso do S50 conforme prevê a legislação em vigor no país. Isso vale tanto para a VW Amarok quanto para as novas versões da Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Fiat Ducato. Não podemos esquecer que as caminhonetes e veículos importados da Europa, Japão ou Estados Unidos também devem utilizar o S50 pois lá a muitos anos já é utilizado o S50 e o S10, que chegará ao mercado brasileiro em 2013.

Qual o problema de abastecer minha caminhonete nova com o Diesel S500?

A maior quantidade de enxofre irá impactar diretamente na emissão de gases poluentes, na carbonização do motor, pode levar também ao entupimento do catalizador e filtro, problemas nas bombas injetoras, formação de depósitos, aumento de consumo e, ainda segundo a Volkswagen, a utilização prolongada de um óleo com maior teor de enxofre pode danificar o filtro de partículas. Se um diesel anterior ao S50 for colocado no tanque, o filtro ficará sobrecarregado de enxofre e precisará ser trocado, explica a montadora. Nas revendas, o preço da peça para a Amarok, por exemplo, pode chegar aos R$ 15 mil.

Eu sempre abasteci com o Diesel S500 posso passar a abastecer com S50?

Pode! Técnicamente não é necessária qualquer adaptação no veículo, o que é recomendado pelos especialista é que seja feita a limpeza do tanque de combustível, a limpeza dos bicos injetores, a descarbonização do motor e a troca dos filtros para que não fique resíduos do Diesel S500. Essa preocupação se deve a grande facilidade de contaminação do Diesel S50 pela sua menor quantidade de enxofre.

No próximo dia 10/08 confira as dúvidas sobre o uso do Diesel S50 em caminhões.

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43 ideias sobre “Entenda o que muda com o Diesel S50 – O uso em caminhonetes e utilitários

  1. Nossa Empresa adquiriu AMAROK prestamos serviços em São Sebastião-SP. Isto quer dizer que não é possivel utilizar este veículo nesta cidade, visto que, esse combustível não é ainda comercializado no local. Qual a sugestão, já que o uso do veículo é diário.

    • Boa tarde Benedito!

      Algumas cidades realmente ainda não são atendidas com o Diesel S50, e isso traz alguns inconvenientes, mas como neste mês mais de 200 postos passaram a disponibilizar o Diesel S50 acreditamos que em breve São Sebastião terá a disposição o produto.

      O que indicamos na falta do Diesel S50 é utilizar o Diesel S500 e redobrar a atenção na manutenção preventiva. O que queremos dizer é que você deverá trocar os elementos filtrantes (filtros) com uma frequência maior do que a normal a fim de evitar que eles se degradem e rompam com a utilização do S500 – como o S500 tem mais enxofre ele irá se acumular nas dobras do elemento filtrante provocando pequenos rompimentos nas fibras, com isso a sujeira irá passar pelo filtro, causando o desgastes das outras peças do veículo.

      Outra dica bacana é procurar não parar o veículo com o tanque vazio, durante o período de uso o diesel fica aquecido, e as moléculas de água presentes naturalmente no combustível ficam em movimento, quando o veículo é parado (por exemplo no final de semana) se o tanque não está cheio, haverá mais espaço para a evaporação e condensação desta água, com a presença desta água o Diesel que tem 5% de biodiesel (ou éster) irá entrar num processo natural de degradação com a formação de uma borra resultante da proliferação de bactérias provenientes da relação entre composto orgânico (biodiesel), água e ar.

      Como o veículo é novo, faça corretamente as revisões na concessionária, e se possível, faça pelo menos uma vez ao ano uma limpeza do tanque. Assim que estiver disponível em sua cidade o Diesel S50 faça a troca do combustível, mas lembre-se de proceder a limpeza e troca do filtro antes de abastecer com o S50.

      Você pode acompanhar a listagem de postos que oferecem o S50 pela Shell e pela Petrobrás. Essas listagens de postos são atualizadas mensalmente pelas distribuidoras.

      Esperamos ter ajudado! Continue acompanhando nosso blog!

  2. caros colegas,

    sou um daqueles que so posso adiquir caminhonetes a diesel usadas então como ficamos ?

    pq a maioria das caminhontes usadas já faziam uso do diesel s-500 ou outros e então ? quais os procedimentos que devo tomar para aumentar a vida util da minha caminhonte ?

    eu simplesmente lavo o tanque troco o filtro e passo a usar o diesel s-50 ?
    e caso eu vá a algum lugar que ainda não tenha o s-50 ? o que devo fazer depois de usar o diesel antigo ?

    obrigado

    espero ajudar muita gente com essas questões

    • Olá Daniel!

      Acreditamos que a sua dúvida é bem pertinente e deve ser também muito frequente para outros leitores do nosso blog.

      Como você tem uma caminhonete anterior a 2012 o ideal, por enquanto, é continuar utilizando o Diesel S500. Vamos explicar:

      Os veículos fabricados antes de 2012 foram desenvolvidos para utilizarem o Diesel S500 (alguns até o Diesel S1800!), o uso do S500 está plenamente de acordo com as especificações do motor e dos filtros. Então não é necessário trocar pelo S50, até porque ele é mais caro que o S500 e o benefício para o meio ambiente (que é o que busca o S50 – a redução das partículas de NOX) não é efetiva para motores anteriores a 2012. A redução, quando utilizado o Diesel S50, será de aproximadamente 10%, o que é uma redução muito pequena.

      Fazer a limpeza do tanque e trocar o Diesel S500 pelo S50 é uma decisão importante para proprietários de caminhonetes anteriores a 2012, mas você só deve fazê-lo se a sua região (e a região por onde você trafega) já tenha uma boa distribuição do S50, caso contrário o melhor é realmente continuar usando o S500 e fazendo a manutenção preventiva do veículo.

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    • Olá Henrique!

      Muito pertinente a sua dúvida!

      Sim a Amarok 2011/2012 pode utilizar o diesel S500, pois ela foi fabricada seguindo as normas de 2011 e não de 2012.

      Em 2011 muitas montadoras fizeram um grande estoque de caminhões e caminhonetes (principalmente caminhões) já prevendo um aumento nas vendas com uma subsequente queda devido as normas que entrariam em vigência em 2012. Há várias reportagens de jornais mostrando isso na internet.

      Obrigado por participar do nosso blog e continue acompanhando as novidades do setor por aqui!

  3. Caros colegas
    Gostaria que tirassem uma duvida tenho uma Amorok 2011/2012,ela fala na tampa pra não usar bio diesel,só abasteço ainda com diesel comum,e agora com esse diesel S50 o que devo saber continuo com S500 ou passo pro S50 e se ele não vai daficar o motor.

    • Bom dia Felipe!

      A Amarok realmente vem com um aviso na tampa do compartimento de combustível com a informação de que não deve ser utilizado biodiesel, mas esse aviso se refere ao fato de que não deve ser utilizado o BIODIESEL PURO (B100 ou 100%), em alguns países já é possível encontrar comercialmente o B100 (diesel totalmente derivado de fontes biológicas – óleos vegetais e animais), no Brasil já está regulamentado há alguns anos o uso do Diesel B5 (com 5% de biodiesel adicionado ao diesel mineral – Veja mais informações aqui).

      As pesquisas indicam que os motores atuais trabalham sem nenhum problema com uma mistura de até 20% de biodiesel adicionado ao diesel mineral, mas outros estudos já estão sendo realizados com o biodiesel B100 (foi feito um teste com uma Ranger por uma equipe de pesquisadores da Bahia – Veja sobre isso clicando aqui).

      Já quanto ao uso de S500 ou S50 a sua Amarok, por ser fabricação 2011, pode continuar utilizando o diesel S500, apenas aquelas fabricadas em 2012 devem utilizar preferencialmente o S50.

      Mas de qualquer modo não se esqueça de procurar sempre por postos que possuam filtros nas bombas de diesel (de preferencia aqueles que a filtragem aconteçam na hora do abastecimento como os modelos que a Petropuro oferece – Truck City, Truck Filtro e Selcom).

      Em breve vamos explicar aqui a diferenças entre os filtros presentes nos postos e como isso interfere na produção da borra do diesel.

      Continue acompanhando nosso blog e obrigado por sua participação!

    • Afonso, bom dia!

      As caminhonetes fabricadas em 2011 podem utilizar tanto o S500 quanto o S50, a principal questão é não ficar alternando os combustíveis.

      Você pode passar a abastecer sim com S50, só é recomendado que o faça após esgotar todo S500 presente no tanque a fim de evitar a contaminação do S50, se for possível faça também a limpeza do tanque e troca do filtro, mas depois que começar a utilizar o S50 procure não mais abastecer com o S500.

      Recomendamos a leitura do artigo que trata da contaminação do diesel e formação da borra (biomassa bacteriana) clicando aqui.

      Continue acompanhando nosso blog e obrigado pela participação!

  4. Olá!
    Ouvi que em alguns modelos de pick ups que devem ser abastecidas com o S 50, é possível fazer alguma alteração para que ainda recebam o S 500 sem problemas, visto que em algumas regiões (inclusive a minha: nordeste de MT), não se encontra o S 50 nem pra remédio!! Essa informação têm fundamento?
    Obrigado.

    • Alessandro, realmente as caminhonetes fabricadas a partir de 2012 devem ser abastecidas com S50, não há como fazer alteração como mencionou, mas as distribuidoras já estão ampliando muito a rede de distribuição do S50, todos os meses são feitas atualizações com os novos revendedores.

      Caso realmente não encontre o S50, o recomendado é utilizar o S500 mas ter uma atenção redobrada com a manutenção preventiva, principalmente com os filtros de combustíveis do veículo, pois o problema é o rompimento das fibras e a passagem de impurezas para o sistema de abastecimento.

      Recomendamos também que fique atento ao posto onde abastece, se ele possui um filtro de combustível de boa qualidade, que faça a filtragem do diesel na hora do abastecimento.

      Confira nos sites das distribuidoras as listas de postos que já dispõe de S50.

      Postos Petrobrás
      Postos Shell
      Postos Ipiranga

      Obrigado por sua participação e continue acompanhando nosso blog!

  5. Srs. tenho um L200 – 11/12, comprei em 02/12, vinha abastecendo com o diesel comum, acerca de 3 meses, abasteço apenas com o S50, NÃO FIZ NENHUMA LIMPEZA DE TANQUE, CORRO ALGUM RISCO DE TER PROBLEMA COM O MOTOR? AGUARDO SEUS COMENTARIOS COM OS CUIDADOS QUE DEVO TER. OBRIGADO

    • Bom dia Ilson!

      Acreditamos que não terá problemas pois seu veículo é novo e já faz algum tempo que está utilizando o S50, só deve ter atenção para buscar utilizar sempre o S50 a partir de agora (ficar alternando dentre S50 e S500 acaba levando a contaminação dos combustíveis), procure abastecer em um posto de confiança, que tenha um bom sistema de filtragem do Diesel. O Diesel S50 é mais suscetível a contaminação do que era o Diesel S500. Se o posto não dispor de um filtro adequado para filtrar o combustível na hora do abastecimento a probabilidade do diesel conter água e outras partículas sólidas é muito maior, o que de fato poderá trazer danos ao seu veículo.

      Agradecemos a sua participação! Continue acompanhando nosso blog!

  6. sou de novo hamburgo rs, tenho uma transit van 2011/2011 com 38 mil km apos a terceira revisao na autorizada me recomendarao a utilisar o s50 foram trocados os filtros e feito descarbonisacao do motor; limpesa do tanque nao isso pode traser algum dano. um bom dia abraco

    • Bom dia Ederson,

      A limpeza do tanque é recomendada para evitar que ocorra acúmulo de borra (biomassa microbiana) no tanque, mas não há problema trocar o S500 pelo S50, ainda mais que você já fez a troca dos filtros!

      Se puder, nos conte depois o resultado que obteve com a troca do S500 pelo S50!

      Continue acompanhando nosso blog, em breve muitas novidades!

  7. ola gostaria de ficar informado sobre esse disel s50 tenho uma iveco 35s14 2009 modelo 2010 gostari de saber se el pode usar o disel s50 pois tenho ouvido falar q é muito bom e não prejudica o motor por favor me esclareção essa duvida pois nao qro colocar o s50 e prejudicar o sistema de meu veiculo pois sei se isso ocorrer ficara caro para arumas

    aguardo resposta obrigado por hora tenha uma otima semana ……..

    • Denis, obrigado por participar enviando sua pergunta.

      Você pode sim usar o Diesel S-50 na sua Iveco, só recomendamos não ficar alternando entre S-50 e S-500, troque os filtros, se possível faça a limpeza do tanque, pois seu veículo já tem mais de 2 anos de uso e isso é importante para evitar contaminação do diesel no tanque.

      As principais vantagens que tem sido apontada pelos nossos leitores é o aumento da potência/torque, diminuição da fumaça e (em alguns casos) redução no consumo.

      Continue acompanhando nosso blog! Em breve teremos novidades por aqui.

  8. Boa tarde, estou adquirindo uma Tracker 2004, esse carro começou a ser vendido no Brasil apresentou muitos problemas, por ser um motor europeu com sistema commom rail, não se adaptou ao país, inclusive muitos mecanicos desinformados na época condenaram o carro, será que agora com o S50 esse motor pode realmente começar a funcionar corretamente?

    • Olá Thyciano!

      Acreditamos que agora ele vai se adaptar muito melhor ao diesel S50. Conforme você mesmo colocou ele não se adaptou muito bem porque era um veiculo com motor dentro dos padrões Euro 3, que já considerava o diesel com baixo teor de enxofre (igual ou menor que 50ppm), lá na Europa em 2004 o nível já era esse e hoje já se encontra o diesel S10, aqui no Brasil em 2004 o diesel comum era o S1800 (chegando inclusive a ser encontrado diesel com 2500ppm de enxofre), o que prejudicava completamente o desempenho do motor e do sistema de injeção do veículo.

      Obrigado por sua participação e continue acompanhando nosso blog!

    • Olá Moisés!

      Você pode sim usar o diesel S50 na sua Amarok, os principais benefícios que tem sido apontados pelos nossos leitores e pelas pesquisas que estão sendo realizadas apontam o aumento do torque, melhora nas retomadas, diminuição da fumaça e do cheiro forte e em muitos casos também melhora no consumo. Além do beneficio ambiental com a redução de poluentes na atmosfera.

      Obrigado pela sua participação e continue acompanhando nosso blog!

  9. tenho l200 2008 se eu limpa o tamque e troca o filtro posso abastece com diesel s 50 e si o carro pode ter danos

    • Pode sim Junior! Se fizer esse processo o novo filtro já irá durar mais e realizar adequadamente o processo de filtragem do Diesel S50!

      Obrigado por participar! Continue acompanhando nosso blog em breve teremos novidades para os proprietários de caminhonetes!

  10. Comprei uma s10 2002 recente. Abasteci duas vezes em posto BR que vende diesel s50, mas na placa informa que é diesel comum. Viajei pro interior e após abastecer com diesel comum, a pickup ficou ruim pra pegar. Levei num bombista, que fez alguns ajustes, trocou o filtro de combustivel e resolveu o problema. Abasteci novamente com diesel comum e voltei pra minha cidade, onde abasteci no posto de sempre e descobri que é o S50. Devo fazer o que?

    • Olá Éder!

      Se você tende a abastecer sempre neste posto BR o melhor é continuar utilizando o S50, fica difícil fazer uma avaliação mais precisa uma vez que o filtro que estava na sua S10 já podia estar muito desgastado, o que ocasionou o problema, outra possibilidade é que o diesel que você abasteceu na outra cidade já estivesse contaminado e não foi filtrado adequadamente no abastecimento. Como não sabemos a causa de fato, recomendamos que procure abastecer com o S50 em um posto de sua confiança.

      Obrigado por participar e continue acompanhando nosso blog!

  11. Prez Srs.
    Comprei recentemente um Toller 2010, o motor é 3.0 eletrônico. Tenho dúvida se utilizo o diesel S500 ou o S50. Gostaria de saber qual é o mais recomendado para o meu carro ?
    Grato
    Valdir – Itapira – SP

    • Valdir, o seu Troller 2010 pode ser abastecido normalmente com o S-500, se desejar abastecer com o S-50 não há problema algum! O desempenho deverá ser um pouco melhor, a poluição será um pouco menor e o cheiro da fumaça será mais suave. A única recomendação é que se optar pelo S-50, o ideal seria trocar os filtros e depois não voltar a abastecer com S-500, ou misturar os combustíveis! Não se esqueça de procurar postos que possuam filtros como os da Petropuro, que filtram o diesel no ato do abastecimento, assim evita a formação de borra e a presença de água no tanque.

      Obrigado por participar e continue acompanhando nosso blog!

  12. Fiquei sabendo que não é necessário que os postos revendedores tenham que filtrar diesel S10 como acontece com o S500 para serem comercializados, procede essa informação?

    • Olá Gediel, essa informação não procede não!

      Primeiro porque o Diesel S10 ainda não está disponível no mercado nacional, a previsão é que ele entrasse em circulação em 2013, mas ainda não há nada definido por conta da dificuldade de abastecimento do Diesel S50.

      Quanto a filtragem, independente do teor de enxofre, todo diesel deverá ser filtrado, a maior preocupação com a filtragem é retirar as partículas de água e outros sólidos que são formados a partir de sujeira nos tanques de armazenamento e da própria deteriorização que o combustível sofre por conter 5% de biodiesel, não há relação entre a filtragem feita nos postos revendedores e a quantidade de enxofre. O enxofre impacta apenas na formação do dióxido de carbono resultante da sua queima no motor e também na durabilidade dos filtros.

      Obrigado por participar! E continue acompanhando nosso blog!

  13. Chegou uma S10 nova 2012/2013, e na tampa do tanque veio recomendando usar somente o diesel s50, porém no interior da Bahia encontramos nos postos de combustivel este tipo de diesel, parece uma realidade distante. o que eu faço p/ abastecer o veículo.

    • Olá Eduardo!

      Realmente em algumas regiões ainda não é possível encontrar o S-50 (no caso agora o S-10), tente verificar nos postos da distribuidora BR da sua região se há disponibilidade do Diesel Pódium, que apesar de não ter muita propaganda com relação a ele, ele também é S-50 (agora S-10). Se não houver, procure abastecer com o S-500 mesmo (aquele que é vermelho), mas faça a troca dos filtros do seu veículo com uma frequência maior do que a recomendada pelo fabricante e converse com a equipe técnica da sua concessionária.

      Obrigado por participar e continue acompanhando nosso blog!

  14. Parabéns por todas esssas explicações! Tenho uma Ranger 2012/13, e voçes responderam através das dúvidas dos amigos acima, as minhas também. Obrigado!

    • Obrigado Miguel!! Continue acompanhando nosso blog! Em breve teremos novidades para proprietários de caminhonetes!

  15. Ola, estou pensando em comprar uma AMAROK zero km, porem confesso que estou receoso em relacao a ela usar EXCLUSIVAMENTE o novo DIESEL. Se por ventura estiver em cidades que nao ha o novo DIESEL, posso usar sem medo o combustivel antigo?? Quanto posso rodar com o antigo?? Minha duvida deriva justamente devido ao fato de residir em uma regiao (interior do NE) onde a disponibilidade do novo Diesel eh escassa.

    • Olá Marco!

      A sua dúvida é muito pertinente, o uso do S-500 em veículos fabricados a partir de 2012 pode causar uma série de transtornos, o melhor é realmente avaliar a disponibilidade do diesel e verificar se você consegue prever quanto tempo você terá que usar o Diesel S-500.

      O problema é que se você optar por usar só o Diesel S-500, já que tem dificuldade para encontrar o S-50/S-10 em sua região o filtro da sua nova caminhonete irá se desgastar muito rapidamente devido ao excesso de enxofre, contaminando e prejudicando os demais componentes do sistema de injeção e motor.

      Se você optar por usar o S-50/S-10, usando só em emergências o S-500, você deverá tomar alguns cuidados extras: procurar não misturar os dois combustíveis, ou seja, tentar abastecer só quando o combustível já estiver realmente no final do tanque, para evitar a mistura. Se por exemplo a cada 10 tanques de S-10 você tiver que usar 1 de S-500, o impacto será pequeno, mas deve ficar atento ao tanque seguinte ao S-500, se o veículo apresentar qualquer falha ou perda de potência será preciso esgotar o diesel, lavar o tanque e trocar os filtros.

      O problema é que o Diesel S-10 é mais solvente que os demais, então se usar o S-500 e houver acumulo de borra/sujeira no tanque, ela irá soltar e irá para o sistema de injeção, como o S-500 tem mais enxofre ele pode desgastar mais rápido os filtros de combustível, permitindo a passagem dessa sujeira para os bicos e para o motor.

      Converse com os donos de postos na sua região e veja se não há previsão do aumento de oferta do S-10/S-50, ele ainda é a opção recomendada para seu novo veículo.

    • Olá Angelo, a nova Ranger, assim como todas as caminhonetes fabricadas a partir de 2012 deve utilizar apenas o Diesel S-50 ou S-10.

      Continue acompanhando nosso blog!

  16. reamente eu abastecia com s 500 e abasteci s10 sem saber e oveicolo perdeu força e omentou o consumo porisso eu axo que os postos que sao osresposal

    • Olá Alex, o S-10 é muito mais solvente que os demais tipos de diesel, o que provavelmente aconteceu foi a dissolução da sujeira que havia acumulada no tanque, levando essa sujeira para o sistema de injeção, isso provoca a perda da eficiência e também o aumento do consumo.

      Não se esqueça que você como consumidor deve ficar atento, há sempre indicação na bomba ou no posto se ele oferece o S-10 e o mais importante: observe a cor! o S-500 é vermelho, o S-10 é incolor a levemente amarelado.

  17. Senhores, especialmente aqueles que pretendem adquirir uma AMAROK!
    Adquiri uma AMAROK, modelo 2013. Ate o dia 12.04.2013 sempre atendi rigorosamente a recomendação de abastecer somente com o diesel S-50, inclusive somente em dois postos da minha confiança. Ocorre que no dia 12.03.2013, enquanto fazia uma viagem de trabalho, o veículo simplesmente perdeu força e dois avisos luminosos acenderem no painel: um sobre problema no comando do motor e outro sobre avaria do catalisador. Resultado: levei o carro para a concessionaria e o diagnostico é que será necessário trocar o filtro de particulas, sem previsão de quando isso acontecerá, pois terão que solicitara a peça a fabrica. Estou desapontado pelo fato do cuidado que sempre adotei no abastecimento do veiculo. Ja prevendo que este fato poderia ocorrer as concessionarias deveriam ter estoque desta peça e assim evitar transtornos para os proprietários. Grato pelo espaço.

  18. Olá, tenho uma Kia Bongo K 2500 ano 2010/2011. O posto de combustíveis onde abasteço há mais de cinco anos trabalha com o óleo diesel S500, a partir do mês de junho próximo passará a trabalhar com o óleo diesel S50. Pergunta: posso substituir o S500 pelo S50 sem qualquer prejuízo ao meu motor?

    • Pode substituir sim Mike, no entanto recomendamos fazer a limpeza do tanque e a troca dos filtros antes de começar a abastecer com S-50.

      Obrigado por participar!

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