Benefícios fiscais do reuso de água para retificadoras, oficinas mecânicas e lava- jatos.
Entramos em 2015 com a noticia que um quinto da população brasileira já está sofrendo os efeitos da seca em todo o Brasil.
Levantamento feito com base em informações de comitês de bacias hidrográficas e governos estaduais mostram que ao menos 45,8 milhões de pessoas vivem em regiões em que os níveis dos reservatórios estão abaixo do normal e com quantidade de chuvas menor que a média histórica.
Os Estados que mais sofrem com o racionamento são o Sudeste e o Nordeste do país, com o racionamento em áreas urbanas, redução na irrigação de propriedades rurais e cancelamento da navegação ameaçando a produção industrial. Vários estados brasileiros já decretaram situação de emergência.
O momento é de reduzir o consumo ao mínimo, evitando gastar água em atividades supérflua. Lava-jatos, oficinas mecânicas, postos de gasolina, retificadoras e outros tipos de empresas são um dos lugares onde se é utilizada uma grande quantidade de água, que se torna esgoto, sendo despejadas nos mananciais da cidade.
Alguns dados alarmantes como água utilizada na lavagem de veículos que representa uma parcela significativa do consumo de água para uso doméstico. No Brasil, cerca de 32.700 postos de lavagem consomem 3,7 milhões de m3/mês, o equivalente ao consumo mensal de uma cidade de 600 mil habitantes.
As vantagens do reuso de água são muitas, e vão desde proteção dos mananciais, diminuição da demanda por água, menos poluição do ambiente com produtos químicos, até a redução dos gastos com a compra de água.
Alguns estados possuem incentivos fiscais para empresas que adotarem sistemas de reuso de agua. Alguns dos estados que regulamentaram leis especificas:
• Espírito Santo: Lei nº 9.439 de 03 de maio de 2010;
• Goiás:Lei nº 17.852 de 08 de março de 2012;
• Rio de Janeiro: Lei nº 6.034 de 08 de setembro de 2011;
• Paraná: SEMA nº 21/2011
A qualidade final do efluente tratado atende:
• Norma da ABNT NBR 13.969
• NBR 12.216
• CETESB (Art. 18 e 19)
• CONAMA Nº. 357/05 e Nº. 430/11
O momento é de reduzir o consumo ao mínimo, evitando gastar água em atividades supérflua. Uma delas é lavar o carro, maquinas, calçadas, etc.
O lava jato e postos de gasolina são um dos lugares onde se é utilizada uma grande quantidade de água, que se torna esgoto, sendo despejadas nos mananciais da cidade.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cada ser humano consome em média 110 litros de água por dia (bebendo, suprindo necessidades básicas como higiene pessoal e limpeza de roupas.) Já a lavagem de um carro gasta em média, 300 litros.
Existem parâmetros para calcular:
• Automóveis: consomem de 150 A 300 litros por lavagem;
• Ônibus: consomem entre 250 a 500 litros por lavagem;
• Caminhões baú pequenos: consomem entre 250 e 400 litros por lavagem;
• Caminhões baú grandes: consomem entre 330 e 700 litros por lavagem
A água utilizada na lavagem de veículos representa uma parcela bastante significativa do consumo de água para uso doméstico. No Brasil, cerca de 32.700 postos de lavagem consomem 3,7 milhões de m3/mês, o equivalente ao consumo mensal de uma cidade de 600 mil habitantes.
O Sebrae aponta que instalar um lava-jato sustentável, além de ser bom para o meio ambiente, é um diferencial no mercado.
É possível a realização de um sistema de reuso de água para lavagem de veículos, tendo uma redução significativa na quantidade de água, energia e gastos, diminuindo o volume de efluente lançado.
Sistema de Reuso de água.
Uma das alternativas para este problema é o reuso de águas residuárias, que pode ser utilizado por variados segmentos, como o uso doméstico, industrial, comercial, entre outros.
Reuso é o sistema de utilização da água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, vinda de ações planejadas ou não.
Usando o sistema de reuso, a água passa pelo tratamento, que a torna adequada para ser reutilizada novamente na lavagem de automóveis, pisos, jardinagem, descarga de banheiros e outros, menos para consumo humano ou animal.
A Petropuro possui um sistema moderno de reuso de água que consiste em uma estação de tratamento compacta que é indicada para lava-rápidos, postos de combustível, oficinas mecânicas, usinas, empresas de transporte, e outras que façam uso constante.
Seu funcionamento garante a remoção dos sólidos, remoção de matéria orgânica, odores e desinfecção do efluente tratado.
Além de redução de custos com despesas de água de ate 50% na sua conta, e consciência ambiental reaproveitando 80% de água, sua grande vantagem é a menor área ocupada, a facilidade de operação, e o menor investimento num sistema eficiente de tratamento e reuso de água derivada de lavagens.
A Petropuro tem compromisso com o meio ambiente, disponibilizando produtos para ajudar na conservação do meio ambiente de baixo investimento, retorno rápido e fácil instalação.
Estamos a disposição para duvidas e sugestões.
Seja o primeiro a compartilhar a matéria no Facebook com seus amigos.